Av. Sargento Ananias de Oliveira, 147 - Marília/SP
(14) 3422-4561
Tia Marta
Av. Sargento Ananias de Oliveira, 147 - Marília/SP
Contato escolatiamarta@hotmail.com
(14) 3422-4561
Tia Marta HomeA EscolaFotosCalendárioExtra CurricularesContato
A importância da psicologia na educação infantil
A importância da psicologia na educação infantil
    O tratamento psicológico está baseado em uma conceituação, ou compreensão, de cada paciente ( suas crenças específicas e padrões de comportamento). O Psicólogo procura produzir de várias formas uma mudança cognitiva - modificação no pensamento e no sistema de crenças do paciente - para produzir uma mudança emocional e comportamental duradora.
    A abordagem mais usada é a TCC - Terapia Cognitiva Comportamental, que 
 também responde muito bem ao processo de aprendizagem, acaba se tornando útil no ambiente escolar. Especificamente, na Educação Infantil, sendo assim, a presença de um profissional de psicologia acaba se tornando essencial para sistema educacional moderno, a necessidade do desenvolvimento de atividades educacionais e recreativas que sejam contextualizadas com o grau de desenvolvimento cognitivo das crianças é fundamental. Os psicologos podem ajudar a tratar quadros comportamentais decorrentes de acontecimentos perniciosas do ambiente escolar como, por exemplo, déficits de atenção, comportamentos em geral.
   Melhorias nas relações entre a escola
   As relações dentro de uma escola são diversas como: professores, entre alunos e alunos, entre alunos e funcionários, entre professores e pais, etc.
   Todas essas relações podem ter melhorias com a ajuda da Psicologia, seja pelo conhecimento dos professores, pais e diretores, seja pela presença de um psicólogo profissional no ambiente escolar, que esteja sempre pronto para ajudar a resolver conflitos e fortalecer relações.
    A Psicologia pode ser aplicada em nosso dia-a-dia em todas as situações sociais e pode melhorar nossas relações mesmo que seja a partir de um conhecimento básico. Incluir o trabalho psicológico na escola é garantia de melhora para professores, alunos e toda a comunidade!
Principais atividades que a psicologia trabalha na escola e principais  problemas que um psicologo educacional busca previnir ou minimizar
  • Problemas educacionais relacionados ao desenpenho escolar
  • Problemas sociais ou interpessoais relacionado ao comportamento ou aprendizado
  • Dificuldades de trasntornos que afetam o aprendizado
  • Problemas de ambiente de ensino , estuturas que podem afetar o desempenho dos alunos.
A presença de uma psicologa na eduação infantil é algo importante, proporcionando melhorias para a educação, e para o convivio do seu pequeno.
(14) 3422-4561
Av. Sargento Ananias de Oliveira, 147 - Marília/SP