Av. Sargento Ananias de Oliveira, 147 - Marília/SP
(14) 3422-4561
Tia Marta
Av. Sargento Ananias de Oliveira, 147 - Marília/SP
Contato escolatiamarta@hotmail.com
(14) 3422-4561
Tia Marta HomeA EscolaFotosCalendárioExtra CurricularesContato
Como montar uma lancheira saudável
Como montar uma lancheira saudável
Salgadinhos, bolachas, bisnaguinhas e suco de caixinha são itens comuns na alimentação de muitas crianças, principalmente como lanche entre as principais refeições. O grande problema é que esses alimentos, aparentemente inofensivos, escondem riscos à saúde. Seu consumo excessivo pode causar problemas graves, como obesidade, diabete, hipertensão e dislipidemia, ou seja, elevação da gordura no sangue. Por isso, é essencial que sua ingestão seja limitada.
Como os adultos são modelos para as crianças, a alimentação de toda a família deve   ser saudável e diversificada. A refeição em casa deve ser a mais variada possível, com frutas, verduras, legumes e cereais integrais. Assim, a criança conhecerá desde cedo todos os alimentos e não vai enjoar facilmente. “Se alimentos industrializados forem rotina em casa, fica difícil evitar o consumo. É importante ensinar a criança sobre alimentação saudável desde os primeiros anos de vida, pois é nesse momento que ocorre a formação do seu hábito alimentar”,
Os pais que têm dificuldade em negar guloseimas para os filhos, podem levá-los para feiras de hortifruti ou supermercados e apresentar diferentes frutas e hortaliças, de várias cores e formatos. Nesse momento, é importante comprar os alimentos que despertem o interesse da criança, assim, ela entra em contato com produtos variados e tem curiosidade de prová-los.
Mas, nada de radicalismos no momento de riscar produtos industrializados de uma   hora para outra da rotina dos filhos. Nada precisa ser proibido, exceto o excesso. Para as crianças que já consomem guloseimas, é possível estabelecer metas. Além disso, na hora de negar um salgadinho, por exemplo, é importante explicar que esse alimento não deve ser consumido em excesso porque é prejudicial à saúde. Também é importante não negar esse tipo de alimento como castigo e não o utilizar como recompensa.
Como montar uma lancheira saudável para a escola?
Normalmente é mais fácil manter uma alimentação saudável nas principais refeições. Mas, e nos lanches e passeios da escola? O que preparar para os pequenos? Uma lancheira saudável deve ter um lanche completo, ou seja, deve ser composto por um carboidrato (como pão, bolacha, bolo e cereal), uma fruta e um lácteo. É importante evitar repetir sempre o mesmo lanche, pois a variedade garantirá que a criança coma com mais prazer. Além disso, convide-a para ajudar na montagem, essa atitude vai incentivá-la a consumir o que levou para a escola.

Sugestão:
  •  frutas:
  •  sanduiches feitos com pão integral, queijo branco e ou peito de peru, ou geléia:
  •  barra de cereais:
  •  suco natural de frutas (exceto aqueles que requerem o consumo imediato, como o de laranja:
  •  biscoito doce ou salgado sem recheio:
  •  fatia de bolo caseiro simples.
Opções menos saudáveis, como salgadinhos, balas, chicletes e bolachas recheadas devem ser negociadas com a criança, não ultrapassando uma vez por semana. Se quiser colocar lanches industrializados, opte pelas versões mais saudáveis, como as assadas, com menos sódio e integrais.
Não se esqueça de sempre colocar uma garrafa de água na lancheira! Com pequenas mudanças na rotina, é possível seguir uma alimentação equilibrada e saudável, que refletirá em mudanças para toda a vida.
(14) 3422-4561
Av. Sargento Ananias de Oliveira, 147 - Marília/SP