Av. Sargento Ananias de Oliveira, 147 - Marília/SP
(14) 3422-4561
Tia Marta
Av. Sargento Ananias de Oliveira, 147 - Marília/SP
Contato escolatiamarta@hotmail.com
(14) 3422-4561
Tia Marta HomeA EscolaFotosCalendárioExtra CurricularesContato
Dicas para tirar a fralda do seu filho.
Dicas para tirar a fralda do seu filho.
Quando é hora de tirar a fralda? Qual a melhor maneira para fazer o desfralde? A escola deve ajudar? Essas são algumas dúvidas que surgem na cabeça dos pais quando a criança começa a crescer. Afinal, isso indica que ela já está dando os primeiros passos para ser mais independente. Parece pouco, mas o ato de tirar as fraldas faz com que os pequenos comecem a conhecer o próprio corpo.
Ajudar nesse processo pode parecer tarefa difícil, mas torna-se mais fácil se os pais transmitirem segurança e confiança aos pequenos! Com tranquilidade, todos os envolvidos nessa transição podem colaborar de maneira bastante positiva e funcional. O segredo é acreditar que eles são capazes e lembrar que todos nós também já passamos por isso.
Os pais, em conjunto com a escola, precisam ter paciência para enfrentar esse processo que envolve, sim, algumas escapadas dos xixis e dos cocôs. Aliás, é extremamente comum que muitas destas escapadas ocorram em um único dia. Principalmente nos primeiros dias que a criança está sem a tão prática fralda descartável.
É importante se preparar para este momento e separar muitas peças de roupas para as possíveis trocas, para que tudo ocorra de maneira natural e não se esquecer de que os pequenos estão passando por um período de grande desafio e se encararmos como um processo natural teremos um excelente resultado.
Para tudo dar certo, é preciso que os pais trabalhem com os professores, pois cada um tem um papel bem específico nesta história.
Erros mais comuns:
Um dos mais frequentes equívocos é antecipar o processo. Deve-se estar atento ao tempo da criança.
Outra atitude que deve ser evitada é a agressividade e repreensão com os escapes.
É normal que durante o desfralde a criança faça xixi na calça; nessas situações, os pais devem manter a calma e não criticar os filhos, alegando que é normal da transição e que os outros dias serão melhores. Assim, a autoconfiança deles não é afetada, colocando em risco todo o processo.
A comparação com os irmãos ou outro amiguinho também não deve acontecer, já que pode aumentar a insegurança e trazer o sentimento de frustração.
A diversão deve ser explorada para tornar todo o processo mais rápido, fácil e prazeroso. Tudo pode ser usado: dar tchau para cocô, cantar musiquinhas e brincar com alguns bonecos enquanto faz xixi. Também é sempre bom incentivar e comemorar quando o filho consegue fazer certo, assim ele terá motivação para a próxima vez.
É sempre bom lembrar, que o amor e o respeito devem ser preservados nesse momento. Deixar a fralda é uma grande conquista para a criança e representa uma importante transição. Entretanto, só será correto e sem prejuízos psicológicos quando a natureza do indivíduo for reconhecida e ouvida. Dê tempo ao tempo, não apresse as coisas e faça o seu filho se sentir acolhido, mesmo nos momentos em que faz xixi ou cocô na calça. A natureza é muito sábia e o carinho é essencial.
Afinal, qual é a idade ideal para tirar a fralda? Não há resposta pronta, pois cada criança tem seu ritmo e isso deve ser respeitado. O segredo é só começar o processo quando o bebê realmente tiver capacidade física para segurar as necessidades. Embora existam crianças que conseguem fazer isso com 1 ano e meio, outras só estarão prontas depois dos 3 anos. Não há motivos para ter pressa, elas adquirem essa capacidade com o tempo.
(14) 3422-4561
Av. Sargento Ananias de Oliveira, 147 - Marília/SP